Notícias

Nos tempos da Província: Documentos para a História de São Pedro das Cachoeiras do Itapemirim no século XIX

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) apresenta um novo acervo inventariado e digitalizado, que revela importantes documentos históricos do município de Cachoeiro de Itapemirim. Esse acervo abrange o período entre 1858 e 1889, destacando as atividades administrativas e políticas da época, envolvendo autoridades provinciais, como o Presidente da Província, em contato com a Freguesia e a Câmara Municipal, sob a responsabilidade de autoridades eclesiásticas, administrativas e legislativas.

 

O catálogo seletivo foi elaborado para colaborar com a preservação e divulgação da história e memória institucional do município, oferecendo uma descrição detalhada, digitalização e difusão cultural dos documentos. Este trabalho contribui significativamente para novas pesquisas, publicações de livros e fortalecimento da identidade, memória e história local.

 

O projeto foi realizado com recursos da Lei Rubem Braga de Cachoeiro e será disponibilizado em mídia física (DVD) durante o lançamento. Além disso, o acervo está acessível para download no blog Penedo Cultura Capixaba: Penedo Cultura Capixaba.

 

Os autores do projeto são Ojuobá Pedro Francelino Amador, Michel Caldeira de Souza e Tiago de Matos Alves, que se dedicaram a trazer à tona esses registros históricos essenciais para a comunidade.

 

Explorar esses documentos é uma viagem ao passado, proporcionando uma compreensão mais profunda das raízes e da evolução de Cachoeiro de Itapemirim, e fortalecendo o vínculo com a história e cultura local.

 

Visite o blog e mergulhe nessa rica história!

 

CENTRO EDUCACIONALINSCREVA-SE

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES

R. São Camilo de Lellis, 01 - Bairro Paraíso
CEP 29304-315
Cachoeiro do Irapemirim - ES
0300 017 8585
11 3465-2664
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram