Em celebração ao Dia do Historiador, o curso de História do Centro Universitário São Camilo – ES realizou, no dia 18 de agosto, a palestra: O fazer do Historiador e a Pesquisa Histórica.
O Dia do Historiador é comemorado, anualmente, no dia 19 de agosto. Sua criação foi oficializada a partir do Decreto de Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009. A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem à data de nascimento de Joaquim Nabuco (1849 - 1910), um dos principais historiadores do país, responsável por ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do Brasil.
O curso de História do Centro Universitário São Camilo - ES promoveu palestra acerca do papel do Historiador na sociedade do século XXI e a pesquisa histórica. O palestrante convidado foi o egresso José Antônio de Andrade, graduado em História pelo Centro Universitário São Camilo – ES e mestrando da PPGH da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O palestrante abordou o tema “O papel da imprensa na difusão do medo do comunismo, contribuindo com a instauração do Estado Novo”. Ao final da palestra, foi aberto espaço para perguntas, onde os alunos puderam tirar suas dúvidas e se aprofundar mais no tema.
Para o aluno Gabriel Gomes, do 4º período do Curso de História, a palestra foi de suma importância. “Se não compreendermos o passado, dificilmente mudaremos o futuro. Está aí a difícil tarefa do historiador, abrir os olhos do mundo”, afirmou ele.
A São Camilo agradece a interativa participação de todos e parabeniza a coordenação pela realização, por ressaltar a importância do papel do historiador na sociedade e pelo sucesso em mais uma ano de celebração.