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Curso de Pedagogia promove Mesa-redonda: “Planejamento e Gestão - Aspectos teórico-conceituais e práticos das políticas educacionais - 2ª Edição"

No dia 27 de junho, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo – ES realizou a Mesa-redonda: “Planejamento e Gestão - Aspectos teórico-conceituais e práticos das políticas educacionais – 2ª Edição".

 

O evento contribuiu para propiciar uma reflexão crítica sobre as articulações entre planejamento e gestão na definição das políticas públicas de educação básica no Brasil, através de relatos, discussão e estudo com professores, acadêmicos e convidados, de modo a promover na formação do estudante de licenciatura do Centro Universitário São Camilo, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, a integração dos saberes teórico-práticos.

 

Segundo o Professor Jefferson Mainardes, “(...) os discursos políticos são construídos. É nesse contexto que grupos de interesse disputam para influenciar a definição das finalidades sociais da educação e do que significa ser educado. Atuam nesse contexto as redes sociais dentro e em torno de partidos políticos, do governo e do processo legislativo. É também nesse contexto que os conceitos adquirem legitimidade e formam um discurso de base para a política”, o que inclui aí as políticas educacionais (2006, p. 51). Partindo dessa premissa, de problematizar no campo do discurso e das práticas o planejamento e a gestão, com interface das políticas educacionais, o Curso de Pedagogia promoveu a “Mesa-redonda: planejamento e gestão - aspectos teórico-conceituais e práticos das políticas educacionais”.

 

A temática abordada irá auxiliar na reflexão crítica e na tomada de decisões, pois há articulações entre planejamento e gestão na definição das políticas públicas de educação básica no Brasil. O professor, além de ser um profissional dotado de saberes humanos e técnicos, também é um ser político, devido a própria “politicidade” do ato educativo. Nesse sentido, compreender as políticas de educação e o modo como elas estão engendradas em seu fazer pode possibilitar uma atuação mais consciente e qualificada a respeito da própria prática profissional. Por isso a abordagem da temática em tela é tão importante entre estudantes de pedagogia que serão futuros docentes/pedagogos.

 

Com duração aproximada de quatro horas e uma ativa interação dos estudantes através do chat e de perguntas endereçadas aos participantes, por meio do recurso da própria webcam, a mesa-redonda contou também com a participação dos profissionais: Diego Buffolo Portinho  (http://lattes.cnpq.br/4755459638419028)-Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (UFES/PPGEEDUC/2019) - Linha de Pesquisa: Prática escolar, Ensino, Sociedade e Formação de Professores. Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2011), Psicopedagogia pela Universidade Gama Filho/UGF-RJ (2010) e em Gestão Escolar Integrada, com ênfase em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Universidade Castelo Branco/UCB-RJ (2007). Licenciado Pleno em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo Centro Universitário São Camilo/USC-ES (2006). Curso de Magistério pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liceu Muniz Freire/Cachoeiro de Itapemirim-ES (2002). Professor dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Licenciatura em Pedagogia e Núcleo das Licenciaturas do Centro Universitário São Camilo - ES desde 2013. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Núcleo Docente Estruturante-NDE/Professor com dedicação parcial. Servidor Público Civil Estatutário da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES, desde 2008 como Professor de Educação Básica - PEB-D-VI (Pedagogo), tendo exercido algumas funções junto a Secretaria Municipal de Educação na condição de Coordenador de Estudos e Suporte Técnico e Pedagógico do Ensino Fundamental (2011/2012); e Gerente de Ensino Fundamental (2015). Atualmente, desenvolve suas atividades como Coordenador do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde 2020. Membro da Diretoria do Fórum Estadual dos Coordenadores de Polo UAB do Estado do Espírito Santo - FECOUAB - Gestão 2022/2023. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Prática Escolar, Gestão Democrática da Educação, Educação e Diversidade, Democracia, Formação de Professores; Gabriel Pruculi e Prucoli (http://lattes.cnpq.br/5418340416782610) - Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica na área de Educação, em especial sobre Políticas Educacionais e Oferta da Educação Básica. Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), desenvolvendo pesquisa na área de Políticas Afirmativas; Marileide Gonçalves França (http://lattes.cnpq.br/2559896753127751) - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Mestra em Educação (2008) e Graduada em pedagogia (2005) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/UFES) e na gestão (2021-2023) atua como coordenadora. Coordena o Grupo de Estudo da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Especial (Geere) e a Rede de Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial (Rede-Fineesp). Realiza pesquisa na área de educação, com ênfase nos seguintes temas: política educacional; práticas pedagógicas; educação das relações étnico-raciais; e educação especial e Raisa Maria de Arruda Martins (http://lattes.cnpq.br/0330124122903433) - Pedagoga formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em Educação por essa mesma instituição. Atualmente, é professora na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Alegre. É integrante do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana (GEPEFH/UFSCar) e vem desenvolvendo seus estudos de doutorado na Universidade Federal de São Carlos sob a orientação do professor João dos Reis Silva Júnior, na Linha de Pesquisa Estado, Política e Formação Humana. É participante do OBEDUC desenvolvendo a pesquisa Políticas da Expansão da Educação Superior. Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

 

 

A São Camilo agradece a presença das noventa e quatro pessoas, sendo quatorze dessas público externo, a colaboração dos profissionais que partilharam suas experiências e conhecimentos, e parabeniza a coordenação pela organização, abordagem de uma temática pertinente e êxito na realização do evento.

 

 

Depoimentos:

 Milena Medeiros de Assis Costalonga – 1º período de Pedagogia

“O evento foi de grande importância para que eu pudesse me avaliar como profissional e ter a oportunidade de conhecer pessoas para me espelhar e me transformar na profissional que quero ser, trazendo novas ideias, novas visões de futuro e novos planejamentos. Ouvir tantos conhecimentos de pessoas jovens como nós proporciona uma sensação de mudança dentro da educação.”

 

Judinel Feu Dias – 5ºperíodo de Pedagogia

“O evento me fez perceber que enquanto aluno minha visão do que seria o “ideal” para a educação não estava de todo errada, mas que para poder fazer algo pela educação eu precisaria ter mais que boas ideias. Seria necessário ter, portanto, o preparo acadêmico, o conhecimento dos processos legais e o contato com pessoas cujo pensamento fosse alinhado ao meu, para então produzir resultados que contribuíssem para as boas políticas educacionais.

Enquanto licenciando em pedagogia, poder conhecer os diferentes modos de se planejar a gestão educacional, vivenciando as transformações advindas deste processo, e posteriormente poder contribuir para a correção das disparidades resultantes da má atuação de gestores, é muito importante. E que ao atuar como educador tenho muito a contribuir.”

 

Valeria de Aquimo Rainha Mozer – 3º período de Pedagogia

“As contribuições dos palestrantes foram inestimáveis no sentido de que abriram um leque de reflexões e possibilidades para o avanço da Educação no ES, através da mesa-redonda sobre planejamento e gestão. É remexendo o passado e pensando no presente que se constrói o futuro e isso é planejamento e gestão! Que possamos ter muitos outros encontros, confiantes de que um dia as políticas públicas e democráticas se realizem.”

 

 

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