Nos dias 10 e 11 de junho, o curso de Administração do Centro Universitário São Camilo – ES realizou o IX Seminário Interdisciplinar “Análise da Viabilidade de Plano de Negócios.
Com o intuito de oportunizar aos discentes colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação, através da análise de planos de negócios, além de incentivar o empreendedorismo, a oratória e o poder de persuasão, a temática abordada durante o seminário possibilitou que os alunos pudessem apresentar para o publico em geral seus trabalhos e sua viabilidade econômico-financeira.
Um plano de negócios ajuda o empreendedor a saber se a ideia é viável. Auxilia, também, na busca por informações detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão oferecidos, clientes, concorrentes e fornecedores. Mais do que definir o que fazer e em qual direção seguir, o plano detalha quais serão os meios necessários para que você possa atingir esses resultados. De nada adianta apenas ter boas ideias se, na prática, não há meios de viabilizá-las. Por isso, faz-se necessário e importante os alunos receberam formação complementar e prática sobre este conteúdo que ajudará nas suas vidas profissionais.
A São Camilo agradece a participação dos trinta e oito alunos, aproximadamente, e a excelente interação alcançada pela adaptação a eventos e aulas online. Agradecendo também a coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e parabenizando pelo êxito de mais uma edição do Seminário Interdisciplinar.
Depoimento:
Alisson Maifredo Motta Campos - Aluno do 1º período de Administração
“O principal instrumento para criação de um negócio é seu planejamento, é aí então que entra o Plano de Negócios, que tem como objetivo de ter a empresa no papel, desde seu objetivo até seu planejamento financeiro. As apresentações foram fundamentais para que tenhamos a experiência de como é ter este planejamento antes de colocar a empresa no mercado, todas as apresentações também tiveram conclusões se a empresa era ou não viável para se abrir, com isso analisamos o que poderia melhorar para que a mesma pudesse ser aberta quando não era viável, corrigindo tal problema. O evento foi incrível, pois, a gente pôde ver também ideias de cada grupo e como era seu planejamento, isso irá servir também para futuramente melhorar alguns detalhes na construção de outros planos e até mesmo ajudar pessoas que estão iniciando um negócio ou que tem uma ideia de abrir.”