
A aprendizagem de conceitos científicos se torna ainda mais significativa quando os estudantes têm a oportunidade de observar e vivenciar os processos estudados em sala de aula. Com esse objetivo, os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de uma aula prática sobre separação de misturas, aproximando os conhecimentos teóricos da realidade.
A atividade foi realizada no laboratório da escola e possibilitou aos estudantes compreender, na prática, o funcionamento da técnica de centrifugação, utilizada para separar componentes de uma mistura por meio da diferença de densidade.
Em parceria com o curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo – ES, os alunos acompanharam a realização da centrifugação do sangue, utilizando amostras com e sem anticoagulante. A partir da observação do processo, os estudantes puderam identificar as fases heterogêneas do sangue e compreender a composição desse importante tecido biológico, reconhecendo elementos como plasma, hemácias e leucócitos.
A aula também proporcionou uma visita à mini estação de tratamento de água da instituição, onde os alunos conheceram as etapas envolvidas no processo de purificação e distribuição da água, relacionando o conteúdo de separação de misturas com uma aplicação essencial para a sociedade.
A proposta contribuiu para o desenvolvimento da curiosidade científica, da capacidade de observação e da compreensão dos fenômenos estudados, demonstrando como a integração entre teoria e prática fortalece o processo de aprendizagem.
Experiências como essa reforçam o compromisso da escola em promover uma educação investigativa, aproximando os estudantes da ciência e estimulando o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento científico.


















CENTRO UNIVERSITÁRIOFAÇA UMA VISITA