
Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ANO
O Ensino Fundamental - Anos Finais apoia e acompanha as transformações dessa fase preparando os alunos na vida pessoal, estudantil e profissional com o objetivo de formar cidadãos capacitados e aptos a desenvolver todo o seu potencial.
Nossa proposta pedagógica:
• Promove atividades educativas que estimulam a experimentação, a inovação, a criatividade, o exercício da cidadania.
• Estimula a aprendizagem por meio da ação – aprender fazendo. Alinhada à BNCC e as novas práticas de ensino - Ensino Maker, Rotação por estações, Sala de aula invertida, entre outas propostas pedagógicas.
• Atende às exigências educacionais e nacionais firmando conexões entre diferentes campos do conhecimento e aplicando-os, sempre que possível, a situações da realidade.
• Aprimora o processo de aprendizagem do Ensino Fundamental I, visando reafirmar o posicionamento crítico do aluno, harmonizando com a aquisição dos conhecimentos científicos contemplados no novo currículo.
• Incentiva os alunos para que construam pontes entre os saberes e entendam qual a relação entre eles, para que desenvolvam uma perspectiva mais ampla e o pensamento crítico.
• Utiliza o material didático do Sistema Anglo - Em parceria com Sistema Anglo de Ensino, propõe a realização de Simulado Anglo digital, ofertado no contraturno.
• Emprega estratégias de sondagem, problematização, considerando o aluno como pessoa, agente de transformação do espaço em que vive.
• Permite trabalhar os conteúdos de forma contextualizada e interdisciplinar, ampliando as habilidades de análise/síntese, visando à aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos.
• Aborda o conteúdo curricular de forma que favoreça o compartilhamento de experiências entre os alunos.
• Promove aprendizagem de valores e desenvolvimento das capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas, de relações interpessoais e de inserção social.
• Privilegia Aula Dada, Aula Estudada. Hoje! Metodologia de estudo do material Anglo, que visa conscientizar o aluno da necessidade de estudar todos os dias um pouquinho, visando sistematizar o que foi aplicado em sala de aula.
• Prioriza a pesquisa, o trabalho em grupo e a autonomia intelectual, oportunizando assim a iniciação do pensamento científico e a atitude de estudante-pesquisador no trabalho em equipe.
• Promove atividades educativas que estimulam a experimentação, a inovação, a criatividade, o exercício da cidadania.
• Estimula a aprendizagem por meio da ação – aprender fazendo. Alinhada à BNCC e as novas práticas de ensino - Ensino Maker, Rotação por estações, Sala de aula invertida, entre outas propostas pedagógicas.
• Atende às exigências educacionais e nacionais firmando conexões entre diferentes campos do conhecimento e aplicando-os, sempre que possível, a situações da realidade.
• Aprimora o processo de aprendizagem do Ensino Fundamental I, visando reafirmar o posicionamento crítico do aluno, harmonizando com a aquisição dos conhecimentos científicos contemplados no novo currículo.
• Incentiva os alunos para que construam pontes entre os saberes e entendam qual a relação entre eles, para que desenvolvam uma perspectiva mais ampla e o pensamento crítico.
• Utiliza o material didático do Sistema Anglo - Em parceria com Sistema Anglo de Ensino, propõe a realização de Simulado Anglo digital, ofertado no contraturno.
• Emprega estratégias de sondagem, problematização, considerando o aluno como pessoa, agente de transformação do espaço em que vive.
• Permite trabalhar os conteúdos de forma contextualizada e interdisciplinar, ampliando as habilidades de análise/síntese, visando à aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos.
• Aborda o conteúdo curricular de forma que favoreça o compartilhamento de experiências entre os alunos.
• Promove aprendizagem de valores e desenvolvimento das capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas, de relações interpessoais e de inserção social.
• Privilegia Aula Dada, Aula Estudada. Hoje! Metodologia de estudo do material Anglo, que visa conscientizar o aluno da necessidade de estudar todos os dias um pouquinho, visando sistematizar o que foi aplicado em sala de aula.
• Prioriza a pesquisa, o trabalho em grupo e a autonomia intelectual, oportunizando assim a iniciação do pensamento científico e a atitude de estudante-pesquisador no trabalho em equipe.

AÇÕES PEDAGÓGICAS
• Desafios por meio de textos, jogos e brincadeiras;
• Atividades esportivas;
• Seminários temáticos enfatizando a oratória;
• Sebo literário;
• Festival de teatros e danças;
• Participação em Olimpíadas Nacionais;
• Recreio interativo - espaços escolares que favorecem a interação;
• Fórum Camiliano de Adolescentes;
• Feira de Física, Química e Biologia;
• Júri simulado;
• Mostras literárias;
• Festa junina.
• Atividades esportivas;
• Seminários temáticos enfatizando a oratória;
• Sebo literário;
• Festival de teatros e danças;
• Participação em Olimpíadas Nacionais;
• Recreio interativo - espaços escolares que favorecem a interação;
• Fórum Camiliano de Adolescentes;
• Feira de Física, Química e Biologia;
• Júri simulado;
• Mostras literárias;
• Festa junina.
Seu filho nos melhores ambientes
No São Camilo seus filhos têm um convívio social saudável, e também o contato com a natureza e com ambientes esportivos, culturais e científicos. Eles são estimulados a perceber e a compreender o mundo que os cercam nas atividades do dia a dia. Os alunos contam com ambientes diversos como:
• Espaços que integram a literatura, a dança, a música e o teatro oportunizando a descoberta e o desenvolvimento de talentos no campo das artes;
• Laboratórios como: Informática, Maquetes, Engenharia Civil e Ambiental, Gastronomia, Semiologia, Anatomia, Motricidade, Zoologia, Química, Física, com a finalidade de aplicabilidade da teoria estudada;
• Quadra Poliesportiva, Piscinas, Cineminha e Espaço de Recreação;
• Educação Financeira, com laboratório de vivências de compra e venda, bem como atividades reflexivas relacionadas ao tema;
• Deck da Floresta, Arena de Lutas e Pavilhão de Danças;
• Auditórios climatizados, Sala de Psicomotricidade;
• Área de plantio e de cultivo de hortaliça.
• Espaços que integram a literatura, a dança, a música e o teatro oportunizando a descoberta e o desenvolvimento de talentos no campo das artes;
• Laboratórios como: Informática, Maquetes, Engenharia Civil e Ambiental, Gastronomia, Semiologia, Anatomia, Motricidade, Zoologia, Química, Física, com a finalidade de aplicabilidade da teoria estudada;
• Quadra Poliesportiva, Piscinas, Cineminha e Espaço de Recreação;
• Educação Financeira, com laboratório de vivências de compra e venda, bem como atividades reflexivas relacionadas ao tema;
• Deck da Floresta, Arena de Lutas e Pavilhão de Danças;
• Auditórios climatizados, Sala de Psicomotricidade;
• Área de plantio e de cultivo de hortaliça.
CONHEÇA ALGUMAS INSTALAÇÕES
Infraestrutura
Reitoria

Tatiana Bermond Gonçalves de Rezende
Coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Patrícia Bermond Gonçalves Galo
Diretora pedagógica
Quer receber mais informações?
Faça seu cadastro e nós entraremos em contato.