
EDUCAÇÃO INFANTIL – 1º AO 5º PEDI
(1 a 5 anos)
Nessa importante fase de desenvolvimento da criança, nosso compromisso é com a formação de valores educacionais, culturais e sociais. É didática e aprendizado visando a construção de uma identidade ética e autônoma para a vida.
A alfabetização e o letramento ocorrem desde o ingresso na Educação Infantil. Para isso, a sala de aula é palco de atividades cotidianas de leitura e escrita, a partir de contextos significativos, planejados de acordo com o módulo didático.
Nossa proposta pedagógica:
• Estimula o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças nas dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural;
• Ressalta a necessidade de assegurar o respeito, a valorização, a participação e o diálogo cotidiano com as crianças e familiares;
• Considera as etapas do desenvolvimento humano, a influência das várias linguagens e as interações sociais para esse desenvolvimento;
• Apresenta, no currículo, o brincar como um modo de ser e de estar no mundo e garante tempo e espaço para o movimento, a dança, a música, a arte e o teatro;
• Faz acompanhamento individualizado, por meio da intervenção mediadora e direta do professor;
• Tem como base a LDB, a constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a BNCC.
A alfabetização e o letramento ocorrem desde o ingresso na Educação Infantil. Para isso, a sala de aula é palco de atividades cotidianas de leitura e escrita, a partir de contextos significativos, planejados de acordo com o módulo didático.
Nossa proposta pedagógica:
• Estimula o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças nas dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural;
• Ressalta a necessidade de assegurar o respeito, a valorização, a participação e o diálogo cotidiano com as crianças e familiares;
• Considera as etapas do desenvolvimento humano, a influência das várias linguagens e as interações sociais para esse desenvolvimento;
• Apresenta, no currículo, o brincar como um modo de ser e de estar no mundo e garante tempo e espaço para o movimento, a dança, a música, a arte e o teatro;
• Faz acompanhamento individualizado, por meio da intervenção mediadora e direta do professor;
• Tem como base a LDB, a constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a BNCC.
períodos 2025 - Educação Infantil

AÇÕES PEDAGÓGICAS
• Atividades coletivas, envolvendo temas transversais, culinária e plantio;
• Eventos culturais internos, envolvendo a Música, a Dança e o Teatro, além de eventos que envolvem a família e sua participação;
• Educação para o trânsito por meio de simulações feitas no espaço escolar (Projeto Trânsito Seguro, Trânsito Legal!);
• Projeto Espiritualidade: Resgate aos valores, por meio da Literatura Infantil, da contação de histórias, de atividades lúdicas e estabelecimento coletivo das normas de convivência;
• Comemoração de datas e outras apresentações culturais produzidas pelas crianças.
AGENDE UMA VISITA →• Eventos culturais internos, envolvendo a Música, a Dança e o Teatro, além de eventos que envolvem a família e sua participação;
• Educação para o trânsito por meio de simulações feitas no espaço escolar (Projeto Trânsito Seguro, Trânsito Legal!);
• Projeto Espiritualidade: Resgate aos valores, por meio da Literatura Infantil, da contação de histórias, de atividades lúdicas e estabelecimento coletivo das normas de convivência;
• Comemoração de datas e outras apresentações culturais produzidas pelas crianças.
Cada ambiente é uma sala de aula
Espaços em que os alunos têm contato com a terra, com a natureza, com os animais, com a culinária e com ambientes lúdicos e científicos. No Colégio São Camilo as crianças são estimuladas a perceber e a compreender o mundo que as cercam, possibilitando a construção de seus limites e de sua identidade com segurança e afeto. Os alunos desenvolvem suas atividades nos seguintes ambientes:
• Brinquedoteca, Parque de Areia, Quadra Poliesportiva;
• Educação Financeira, com vivências de compra e venda, bem como atividades reflexivas relacionadas ao tema;
• Laboratórios como: Informática, Maquetes, Engenharia Civil e Ambiental, Gastronomia, Semiologia, Anatomia, Motricidade, Zoologia, Química, Física, com o uso experimental desde o 1º Período;
• Deck da Floresta, Arena de Lutas e Pavilhão de Danças;
• Piscinas, Cineminha e Espaço de Recreação Infantil;
• Auditórios climatizados, Sala de Psicomotricidade;
• Área de plantio e de cultivo de hortaliça.
• Brinquedoteca, Parque de Areia, Quadra Poliesportiva;
• Educação Financeira, com vivências de compra e venda, bem como atividades reflexivas relacionadas ao tema;
• Laboratórios como: Informática, Maquetes, Engenharia Civil e Ambiental, Gastronomia, Semiologia, Anatomia, Motricidade, Zoologia, Química, Física, com o uso experimental desde o 1º Período;
• Deck da Floresta, Arena de Lutas e Pavilhão de Danças;
• Piscinas, Cineminha e Espaço de Recreação Infantil;
• Auditórios climatizados, Sala de Psicomotricidade;
• Área de plantio e de cultivo de hortaliça.
CONHEÇA ALGUMAS INSTALAÇÕES
Infraestrutura
Coordenação

Livia Maia Pazini Ribeiro
Coordenadora da Educação Infantil

Patrícia Bermond Gonçalves Galo
Diretora pedagógica
Quer receber mais informações?
Faça seu cadastro e nós entraremos em contato.