O curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo – ES promoveu nos dias, 25, 26 e 27 de maio, o XXI Poster Session, que foi promovido pelos professores e alunos do curso, e tem como objetivo promover o enriquecimento da língua inglesa por meio de palestras, apresentações acadêmicas e material produzido por alunos, incentivando-os à criatividade e à imersão na segunda língua.
O tema abordado no evento, Redefining our Limits, teve o objetivo de demonstrar as possibilidades, desses novos limites que fomos restabelecendo a partir da ocorrência da pandemia. Então com isso tivemos palestrantes que mostraram como essa realidade tem sido vivenciada nos Estados Unidos e na Inglaterra. Além disso tivemos as falas dos nossos egressos, mostrando como se reorganizaram, como se reinventaram nesse contexto pandêmico e como eles tem tido sucesso.
O evento auxilia a partir do momento em que ocorre a imersão da Língua Inglesa. Com nativos, professores, profissionais nativos e não nativos que estão dentro de um contexto que mostra para nossos acadêmicos um norte diferenciado, possibilidades de progressão de mercado. Como exemplo podemos citar a palestra da Paola Nogueira, sobre as possibilidades e oportunidades para o profissional que possui formação em Letras Inglês. Então, o evento em si pode ser considerado como uma vitrine de possibilidades para os nossos alunos.
A interação dos alunos foi muito boa, participação excelente! Principalmente porque tivemos a plataforma Microsoft Teams como ferramenta de acesso remoto ao evento, possibilitando uma participação e interação extremamente relevantes, bem como de nossos convidados, nossos palestrantes nacionais e principalmente a presença de nossos convidados internacionais, nativos da Língua Inglesa, que estão em seus países de origem, atuando em seus países de origem, que conhecem a realidade, sabem como tudo tá acontecendo nesse momento da pandemia, que podem nos mostrar coisas que não encontramos em livros e sites. A experiência real vivida por essas pessoas nós não encontramos em nenhum site.
Como convidados tivemos no dia 25, Rebecca Pomerantz - Teaching Adult ESL/Literacy in Community-Based Organizations in the US; Laura Villarroel - The ESL Teachers in the United States and the impact of the pandemic at their elementary school; Bartira Zanotelli - Experiences in translation.
Já no Dia 26, tivemos John Laycock - United Kingdom Schools and the Key Stages of Learning; Paola Nogueira - Teacherpreneurship in ELT: Ways and Possibilities; Egressos: Kássya Brandão, Erinaldo Miranda e Rillary Rodrigues: Redefining our Limits.
A duração foi de trinta minutos cada palestra com quinze minutos pra conversas. Foram três palestras por noite com conversas e sessões de perguntas e respostas, além das apresentações culturais dos acadêmicos dos três períodos. Na abertura do evento contamos com a tradicional apresentação do Projeto Multiplicando Sinais, que está presente conosco há 9 anos.
Depoimentos
Aline Pin Dalvi, 5º período de Letras-Inglês.
“O evento deste ano nos agraciou com diversas e maravilhosas surpresas! A começar pela organização do evento, impecável em todos os detalhes! Fomos presenteados com participações nacionais e internacionais dos palestrantes, que abordaram temáticas muito pertinentes para o atual momento pandêmico que estamos vivenciando. Além de proporem discussões e interações acerca das possibilidades e oportunidades que o mercado de trabalho oferece para o profissional graduado em Letras-Inglês. A imersão total na Língua Inglesa nos proporcionou o exercício da fluência e da proficiência, nos levando a sentimentos de autossatisfação e motivação para o aperfeiçoamento das habilidades que permeiam a aquisição da língua estrangeira. Ademais, a brilhante interação que tivemos graças à plataforma Microsoft Teams foi surreal! Foi um evento único, memorável, que tivemos a honra de experienciar e que não esqueceremos tão cedo”.
Patrícia Grasser, 5º período de Letras-Inglês.
“Desde que ingressei no curso pude experienciar, junto aos meus colegas, uma verdadeira inserção na cultura e língua inglesa e nesse ano dispus, pela terceira vez, participar de um dos eventos mais brilhantes da Instituição: o XXI Poster Session. Uma vivência sem precedentes, com convidados experientes em Educação, falando de assuntos extremamente relevantes para a prática de ensino, principalmente diante do atual cenário que a pandemia nos impôs. Cenário esse, inclusive, que não impossibilitou que o colegiado organizasse de forma extraordinária a nossa semana de palestras, que acredito ter sido pensada não apenas em termos técnicos, mas com o intuito de nos proporcionarem o melhor aperfeiçoamento profissional. Posso assegurar-lhes que nunca imaginei fazer parte de um evento de nível internacional, e o melhor, sem sair da segurança e conforto da minha casa! Só tenho a agradecer pela colaboração pessoal e profissional em minha vida, agradecer em especial a Bartira Zanotelli por ministrar de forma formidável a palestra sobre as experiências da tradução (que desenvolveu em mim ainda mais a admiração por esse tópico), ao saudoso John Laycock, a quem tivemos a honra de conhecer pessoalmente antes da pandemia, e aos demais profissionais que fizeram de nossas horas tão aprazíveis ao saber. Foi um momento único!”