O evento buscou promover interação entre Ensino Médio e Ensino Superior envolvendo o debate interescolar das pólis gregas: Esparta e Atenas sobre temas políticos, econômicos, filosóficos e culturais que permeiam o saber histórico. O debate interescolar organizado pelo professor do colegiado do curso de História, professor Rafael Magalhães, com a participação da Escola Guimarães Rosa e CELP (Centro de Ensino Lauro Pinheiro).
A atividade auxilia na formação de profissionais críticos além do incentivo a pesquisa, bem como, na utilização de novas metodologias de ensino/aprendizagem.
Participaram do Debate Histórico/Filosófico Atenas x Esparta, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Guimarães Rosa e CELP (Centro de Ensino Lauro Pinheiro) e o professor organizador Rafael Magalhães. Os alunos do 4º período de História foram os jurados do debate.
O evento representou a essência de se estudar história, pois os alunos da graduação tiveram a oportunidade de ver na pratica como eventos históricos sempre possuem diferentes interpretações. Mais do que uma competição entre escolas, - o que revestiu a noite de considerável emoção - a experiência demonstra como professores podem tornar atrativas as aulas com a participação direta do aluno, que neste caso, aprenderam a partir de si próprios, sem a participação direta do docente na explicação do conteúdo da disciplina. A prática pedagógica coloca o aluno como protagonista da aula. O Centro Universitário São Camilo - ES ao abrir as portas para eventos desta natureza envolve a comunidade naquilo que é a missão de todos nós, a construção do conhecimento.